A FORÇA DO MERCADO
DE PONTOON BOATS

Desde a crise econômica americana de 2008, os pontoons boats lideraram a recuperação da indústria de barcos de recreio, sendo responsáveis por quase um em cada três novos barcos vendidos, afirma a Boating Industry, uma das mais respeitadas publicações especializadas na indústria náutica do mundo.

O mercado de pontoon boats foi o primeiro a se recuperar após a crise e continua registrando crescimento de vendas de cerca de 11% ao ano, desde 2010.

Não há dúvida de que o mercado de pontoons forneceu a base para o ressurgimento da indústria de barcos de recreio dos Estados Unidos.

Nos anos que se seguiram imediatamente à crise, havia uma certa desconfiança de que o rápido crescimento das vendas dos pontoons pudesse ser apenas uma bolha náutica.

À medida em que se torna cada vez mais popular nas águas da América do Norte, o outrora humilde pontoon vem substituindo completamente o onipresente mercado de fibra de vidro como o núcleo da cultura náutica da América do Norte.

Dados de vendas anteriores e posteriores à desaceleração mostram que o que estamos vendo atualmente é uma nova hierarquia de barcos de recreio.

Desde a recessão americana, o cenário náutico de lazer mudou radicalmente. Segundo dados do mercado americano, as vendas no varejo em 2014 registraram 36.920 unidades entregues. Os barcos na faixa de 20 a 23 pés representaram pouco mais da metade das 39.857 unidades vendidas em 2015.

img20-min

A expectativa para 2018 é de que as vendas de pontoons atinjam mais de 50 mil unidades nos EUA, enquanto que a de lanchas de fibra de proa aberta não passe de cerca de 18 mil unidades.

img22-min

Cada vez mais, os estaleiros americanos estão percebendo as vantagens dos pontoons, especialmente os jovens que reconhecem a natureza desses barcos. O pontoon é o SUV das águas, pois são atraentes para uma gama diversificada de compradores, dos mais velhos aos mais jovens.

img24-min

Nos últimos cinco anos, os pontoons boats ganharam uma fatia do mercado americano de cerca 20% somando a venda de todos os tipos de barcos. No entanto, no mesmo período, a participação de mercado para os barcos cabinados manteve-se na faixa baixa de um dígito. Por exemplo, em 2017, os pontoons desfrutaram de uma fatia de mercado de 20,6%, contra apenas 3,2% dos barcos cabinados.

img25-min

Ainda mais interessante é a relativa participação dos pontoons no mercado dos barcos movidos por motores de popa. Em 2017, os pontoons representaram quase 32% do mercado de motores de popa.

Os motivos para o aumento da participação do pontoons no mercado náutico são bem perceptíveis: a versatilidade e o convés plano e espaçoso atraem compradores que não precisam ou querem barcos cabinados. Nos EUA, menos de 10% dos donos de barcos de 30 pés realmente usam a cabine para pernoitar, apenas para armazenar bagagens e equipamentos.

Embora existam muitos fatores que contribuíram para o crescimento do segmento, o valor de revenda de um pontoon é outro aspecto importante. Os pontoons usados são vendas fáceis no mercado e mantém seu valor melhor do que outros tipos de embarcações.